Tipos de Dor de Garganta

✔ A dor de garganta é o principal sintoma das inflamações da faringe e das amígdalas, que desaparece em poucos dias, sem tratamento, e não é preocupante, salvo em caso de infecção bacteriana.
Os tipos de dor de garganta são classificados de acordo com sua causa. Essas podem ser:
▪Infecções virais;
▪Infecções bacterianas;
▪Fatores ambientais;
▪Medicamentos imunossupressores.
O tipo de dor de garganta mais frequente é o de origem viral, que costuma acometer mais crianças e adolescentes, enquanto as de origem bacteriana são mais raras, causadoras de apenas 20% das dores de garganta. Os outros 30% são de origem não infecciosa, ou seja, devido aos fatores ambientais e medicamentos. Ainda assim, pessoas de todas as idades estão suscetíveis às infecções e inflamações.
👉 Como saber se a dor de garganta é viral, bacteriana ou não infecciosa?
É difícil distinguir os tipos de dor de garganta sem a ajuda de um médico profissional, uma vez que os sintomas são bem parecidos.
Dores de garganta não infecciosas geralmente são fáceis de se perceber, pois nesses casos não há pus na garganta e, normalmente, não se manifestam outros sintomas característicos de infecções, como febre, falta de apetite, entre outros.
Há exceções, como no caso de reações alérgicas, nas quais o paciente pode apresentar espirros, congestão nasal, etc.
Em se tratando de dores de origem infecciosa, a maneira mais precisa de descobrir é através do diagnóstico clínico, ou seja, por meio de um médico.
🔹 Clínica Dr. Silvio França 🔹 Ouvidos, Nariz e Garganta
📍 Rua Rio Branco, 167 – Centro, Araguari – MG
📲 34 3242-2322 | WhatsApp: 34 99642-2322, ou clique no link http://bit.ly/clinicasilviofranca_wa
#clinicadrsilviofranca #drsilviofranca #araguari #uberlandia #ouvidos #nariz #garganta #otorrino #otorrinolaringologista